Oi, posso te ajudar?

Supressão Por FM-200, CO2 E NOVEC 1230

FM-200

A eliminação da produção de substâncias prejudiciais à camada de ozônio, decretada pelo Protocolo de Montreal, efetivamente encerrou o uso do Halon 1301 como agente extintor em novos sistemas de supressão de incêndio. O FM-200®, foi desenvolvido para atender à necessidade de um agente limpo, eficaz e confiável, que não prejudique o meio ambiente. Os sistemas de supressão de FM-200®, atendem aos rígidos padrões definidos pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA – US. Environmental Protection Agency) de acordo com seu Programa de Novas e Importantes Alternativas (SNAP – Significant New Alternatives Program).

O FM-200®, não possui qualquer tipo de restrição quanto à utilização em ambientes ocupados, pois não é tóxico e não causa problemas à saúde humana, inclusive, sendo utilizado como propelente em inaladores médicos. É um sistema de baixa pressão que permite sua utilização sem preocupações quanto a aspectos de sobrepressurização do ambiente protegido.

O sistema compreende basicamente uma rede de difusores interligados por uma tubulação de aço preto Schedule 40 ao cilindro de baixa pressão correspondente. Quando o sistema é atuado (manual ou automaticamente) a válvula do cilindro é aberta, o gás é liberado e passa através da tubulação para ser totalmente descarregado na área protegida através dos difusores, de acordo com parâmetros/premissas adotados nos cálculos específicos do software de vazão.

As principais aplicações do sistema FM-200®, são em salas de servidores, CPD, data centers, salas cofre, salas de controle, salas de telecomunicações, centros de comutação e controle, erb’s, salas de painéis, porões de cabos, salas de arquivo, salas de testes, torres de comando aéreo, fitotecas, bibliotecas, museus, etc.

GOSTOU? DEIXE SEU CONTATO QUE LIGAMOS PARA VOCÊ!

Co2

O dióxido de carbono (CO2) é encontrado naturalmente na atmosfera e se caracteriza por ser um gás inodoro, incolor, não corrosivo e não condutor de eletricidade podendo ser utilizado como um agente supressor de incêndio.

O método de extinção deste gás é através da absorção do oxigênio no ambiente, ou seja, extingue a chama por abafamento, reduzindo significativamente os níveis de oxigênio do ambiente protegido. Portanto, este tipo de sistema é indicado apenas em locais sem a presença ou circulação de pessoas.

O sistema fixo de CO2 pode ser atuado de forma automática (através do sistema de detecção) ou manual, sendo projetado de acordo com o risco existente, volume do ambiente e característica da área a ser protegida, podendo ser do tipo inundação total ou aplicação local.

Este sistema é basicamente constituído pelo agente extintor CO2, cilindros de aço com capacidade de 45kg, válvula de cilindro, cabeça de descarga, cabeça e comando elétrico, difusores, mangueira de descarga, tubulações, conexões e suportes.

O sistema automático é monitorado por detectores pontuais de fumaça, detectores pontuais térmicos ou detectores por aspiração que, para maior segurança, serão ligados em laços cruzados.

Em caso de incêndio, estes detectores serão atuados e enviarão um sinal elétrico à central de detecção e alarme que, imediatamente, identificará e sinalizará o evento disparando um pré-alarme, alertando os ocupantes do local em emergência para evacuação e a brigada de incêndio para as providências necessárias.

O sistema de detecção será responsável pelo desencadeamento do processo automático de extinção, tão logo haja a atuação de um segundo detector d outro laço, que envia um sinal elétrico ao painel central de detecção e alarme que cessa o pré-alarme e dispara o alarme de evacuação (contínuo) para a desocupação total da área, pois a descarga do gás é iminente.

A descarga ocorrerá após um tempo de retardo predeterminado de acordo com a característica de evacuação da área (geralmente de 30 a 60 segundos).

O sistema possui chaves de bloqueio para retardar o disparo ou mesmo cancelá-lo em caso de alarme indevido. Esta chave de bloqueio normalmente é instalada na entrada principal da área protegida.

O sistema manual pode ser atuado através do acionador manual instalado na entrada principal do ambiente a ser protegido ou diretamente na cabeça de comando do(s) cilindro(s) mestre.

O sistema de supressão por CO2 é indicado apenas em locais onde não ocorre a presença ou circulação de pessoas, tais como: salas de transformadores, cabines de pintura, salas de compressores, tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis, equipamentos rotativos elétricos, geradores de usinas hidroelétricas, salas elétricas, salas de baterias, etc.

NOVEC 1230

O NOVEC™ 1230 é um agente limpo, listado na NFPA 2001, usado em sistemas de supressão por inundação total. O agente tem o menor impacto sobre o meio ambiente dentre todos os gases listados pela NFPA 2001, com tempo de vida na atmosfera de apenas cinco dias e Potencial de Destruição da Camada de Ozônio igual a zero (ODP = 0). Mesmo quando um sistema de NOVEC™ 1230 é descarregado, sua rápida atuação interrompe um possível impacto devastador causado por um incêndio descontrolado.

Quimicamente, o NOVEC™ 1230 é uma cetona fluorada – CF3CF2C(O) CF (CF3) 2 – e em condições normais é um líquido pressurizado e armazenado com nitrogênio; fluído incolor, inodoro, não condutor de eletricidade e, por não deixar resíduos, é considerado um agente “limpo”. A extinção do fogo se dá por uma combinação química e física agindo sobre a chama, não alterando significativamente a concentração de oxigênio do ambiente. O NOVEC™ 1230 pode ser usado em ambientes ocupados por pessoas, pois não é tóxico nem causa problemas à saúde humana.

Mecanismos de Extinção

O NOVEC™ 1230 extingue o incêndio por resfriamento e interferência química em virtude de ser um excelente condutor térmico. O NOVEC™ 1230 reduz a energia térmica do incêndio a um ponto em que a reação de combustão não consegue se sustentar.

A concentração mínima utilizada como base para projeto é de 4.2% (classe A), 5.85% (classe B) e 4.2% a 6% (classe C). Com o NOAEL – No observed adverse effect level ( nível de efeito adverso não observado) de 10%, margem de segurança para as áreas ocupadas.

Risco às Pessoas

A descarga de NOVEC™ 1230 para extinção do fogo não oferece perigo às pessoas desde que respeitados os índices de concentração citados na norma NFPA 2001.

A exposição ao agente extintor não é tóxica, mas todos os cuidados devem ser tomados para evitar a inalação de produtos da decomposição do agente extintor na presença de chama aberta e gases provenientes da própria combustão.

QUALIDADE PROJECÊNDIO

A Projecendio tem um diferencial, assegurar que o cliente tenha satisfação em nossos serviços, através da qualidade e responsabilidade, para isso temos o compromisso:

  • Projetar com qualidade, agilidade e comprometimento atendendo a exigência de cada cliente.
  • Melhorar o desempenho através do aperfeiçoamento dos processos.
  • Trabalhar com Planejamento e Programação.
  • Locação de recursos materiais e mão-de-obra especializada.
  • Honrar com os compromissos assumidos.
  • Diferencial no atendimento ao cliente.